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A formação Integral do ser Humano.
Introdução:
Em pleno século XXI já não é mais possível discutir formação integral do homem, sem que se discuta educação, pois esta, hoje é vista como algo permanente, por toda a vida, um processo de aprendizado contínuo, e não mais como uma etapa: estudar, depois entrar na sociedade, no mercado de trabalho, no contexto social de forma geral.
Segundo La Torre (2002 ) “...as tradicionais metodologias de ensino baseadas na mera transmissão de informação, não respondem às demandas socioculturais do nosso tempo nem se ajustam aos princípios de construção do conhecimento que caracterizam a maior parte das reformas educacionais”. Isto implica que os educadores devem munir-se de metodologias peculiares para que seja construída na criança de hoje, um homem de princípios que irá compor a sociedade futura.
Para que a educação aconteça da forma desejada é necessário uma serie de estratégias educacionais, envolvendo escola e família, levando em consideração os princípios da criatividade, qualidade, competência e colaboração, princípios esses que permitam avançar para uma nova sociedade que configura a contemporaneidade. Essa maior integração entre escola e família, tem por finalidade principal, mostrar uma nova fase para educação que deve ser organizada em quatro pilares principais de aprendizado a serem utilizados em algum momento da vida de todo indivíduo: aprender a conhecer,ou seja, adquirir competência que facilite a compreensão; aprender a fazer, para saber como agir no meio do qual faz parte; aprender a viver junto, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e por ultimo e não menos importante aprender a ser, via essencial que integra os três pilares anteriores.
Família – primeira educadora
Um dito popular, e que vale a pena ser citado diz “casa de pai escola de filho”, mas qual o verdadeiro significado desse dito de sabedoria popular?
Para a Professora Neuza Pinto Valentim:
além do corpinho frágil com que iniciamos nossas vidas, existe uma alma imortal, dotada de personalidade, maturidade etendências que podem ser modificadas, através da educação e dedicação dos pais, é, na infância, o momento certo de orientar, construindo-se, assim, uma formação à altura da missão que irá, certamente precisar cumprir, no ambiente em que for chamado a interagir. ( VALENTIM, Neuza Pinto, 2007)
Sabemos que são os pais que detém as responsabilidades sobre os filhos (que podem ser chamados de alunos), pois são como “brotos”, que precisam ser regados e cuidados para crescerem fortes, é ai que os pais atuam, não somente no diálogo, ouvindo-os, aconselhando-os, mas principalmente através de gestos, da vivência: desculpando os erros dos outros; não devem ser vistas pelas crianças, como pessoas depressivas, sofredoras, ansiosas, desamparadas; ter o cuidado para não transformar a liberdade em libertinagem (liberdade excessiva) ; é educar com valores, dando-lhes exemplos de honestidade, controle de sentimentos e disciplina, implantar o respeito pelo próximo. É monitorando o seu próprio comportamento na presença das crianças que a família transmite a segurança a fim de terem um futuro melhor. É possível afirmar que toda criança aprende com os exemplos que têm, ou seja, podemos avaliar parte de seu comportamento pelo ambiente familiar que está inserida.
Diz Camargo que:
a confusão ora reinante na sociedade resulta do descaso a que se tem voltado a importante questão da educação. Os males que flagelam a humanidade contemporânea procedem da descrença, do ceticismo e da falta de confiança na eficiência da educação moral.(CAMARGO, 2008, p.24).
O que afirma mais uma vez que a educação é resultado de uma associação entre pais (enquanto família) e professores (assim podemos nomear o profissional licenciado para ministrar aulas) parafraseando Camargo “nem uma semente germina sozinha, tudo que evolui, evolui de um germe ou embrião”, o que implica que nada floresce e amadurece como desejado sem que aja zelo, cuidado, poda quando necessário.
Escola e Sociedade
O ser humano, nasce para viver em sociedade, isto significa que ele evoluirá e chegará um momento que somente o seio da família não suprirá as suas necessidades enquanto homem, isso se dá com o afloramento dos desejos, de conquistas, de liberdade e até mesmo de entendimento de sua existência, é nesse momento que ele é despertado, a principio ainda criança, a frequentar as escolas e conviver com outras pessoas. Pensando nisso, nessa formação humana é que dá-se o sentido verdadeiro para o modelo familiar educacional, que segundo esse modelo, faz se uma pré-moldagem no aprendiz desde o seu nascimento e passa a ser lapidado, agora não somente pelo âmbito familiar, esse passa a sofrer influências sociais.
Nesse sentindo podemos afirmar que a escola age como grande parceira e incentivadora da família, proporcionando o crescimento do indivíduo em suas relações intrapessoais. Ela o ajuda a desenvolver uma mentalidade crítica, que é capaz de dar-lhe condições de perceber o mundo e analisar as ocorrências sociais e seu contato com a natureza, além disso ela fornecerá conteúdo acadêmico indispensável para uma formação voltada para o mercado de trabalho.
E na escola onde o indivíduo tem as primeiras experiências do que será a sua vida social, o professor passa a ser um referencial, tornando-se muitas vezes como modelo de homem. Então os educadores , assim como os pais no ambiente familiar, desempenham a função de proporcionar ao aprendiz exemplo de conduta, pois é nesse momento que o professor passa a ser figura pública, um modelo social a ser seguido. É nesse ambiente que a criança começa a crescer, e vem a puberdade, e a criança sai de cena, dando espaço agora para um adolescente, fase mais complexa, onde começam a surgir maiores responsabilidades, desafios, e a descoberta sexual, e com certeza muitas dúvidas.
É nessa parte da vida que os educadores, passam também a ser conselheiros, já que com tantas mudanças hormonais acontecendo, muitos jovens por medo ou receio, preferem tratar de muitas dessas dúvidas e desejos com o professor do que com a família, e este profissional deve ter preparo suficiente para lidar com calma, clareza e compreensão, além de usar seu papel de líder de forma que eduque, sem intimidar. Talvez seja nessa fase de firmamento de personalidade que o professor desempenha o ápice da contribuição na formação do ser humano.
Considerações finais:
A educação é de fato um instrumento gerador de transformações e um grande processo para a formação ser humano. Esse processo educativo deve oferecer ao indivíduo habilidades para que ele desenvolva a capacidade de agir sobre o mundo e também fazer com que o mesmo compreenda a ação exercida em sociedade. Uma formação integral possibilita ao homem ser questionador, construtor de saberes, transformando-o num ser crítico e ético, para Delors (1998,p. 11) “ante os múltiplos desafios do futuro, a educação surge como um triunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social”, o que deixa cada vez mais claro que não se pode tratar de formação sem falar de educação.
Neste sentido de formar cidadãos, a escola e a família desempenham um papel fundamental neste processo educativo. A família é a base do indivíduo, pois ela é a primeira instituição da qual ele faz parte. Segundo Lancam:
A importância da primeira educação é tão grande na formação da pessoa que podemos compará-la ao alicerce da construção de uma casa. Depois, ao longo da sua vida, virão novas experiências que continuarão a construir a casa/ indivíduo, relativizando o poder da família (LANCAM, 1980 apud BOCK, 1989, P. 143).
A escola age como grande parceira e incentivadora da família, proporcionando o crescimento do indivíduo em suas relações intrapessoais. Ela o ajuda a desenvolver uma mentalidade crítica, que seja capaz de dar-lhe condições de perceber o mundo e analisar as ocorrências sociais e seu contato com a natureza. O professor com uma postura reflexiva é um importante mediador nesta formação, interagindo de maneira direta com o aprendiz, colocando-o em contato com o conhecimento cientifico respeitando a realidade do estudante, fazendo com que as experiências vividas no espaço “escola” sejam parte de sua formação para a sociedade. Para que o processo aconteça com o sucesso esperado é necessário que os profissionais da educação estejam realmente envolvidos e qualificados para introduzir o conhecimento didático, de maneira que ajude o aluno ser construtor de seus próprios pensamentos.
Em vista desse grande e longo processo educativo, é de extrema importância que a família, a escola e a sociedade em que o sujeito ajuda a compor, com seus respectivos valores, forneçam uma estrutura que capacite o mesmo a traçar os seus objetivos, e a adquirir uma postura ética, crítica e moral. Pois se o sujeito possuir uma boa estrutura educacional, aqui já falamos de educação como um todo e não somente do conhecimento cientifico, independente dos problemas sociais sofridos o sujeito é capaz de voltar de lidar com essas questões sem a perda de identidade. Parafraseando Steinberg “bons educadores criam um ambiente familiar-escolar que favoreçam o equilíbrio emocional e os elementos associados a ele”, ou seja, par que formação do ser humano seja integral, faz-se necessário cuidado na educação desde o seu nascimento.
@redação História Interativa.
Referências:
A arte de educar, disponível em https://migre.me/AYzi Acesso em 30 de abril de 2010.
Artigos e textos, disponível em:: https://migre.me/AYBs Acesso em 20 de abril de 2010.
Como obter uma formação integral, disponível em : https://migre.me/AYDB acesso em 01 de maio de 2010.
GAMA, José Antonio, O papel da Educação, disponível em: Acesso em 28 de abril de 2010. : https://blog.formacaocontinuada.org/?p=31, Acesso em 28 de abril de 2010.
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